Reflexões sobre o desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural: relações e inter-relações da mediação cultural, da escola e do professor

Autores

  • Sylvia Cristina de Azevedo Vitti Faculdade de Tecnologia de Piracicaba - FATEP
  • Maria Alice Salvador Busato de Azevedo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP, campus Bauru.

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1219

Resumo

Com base nas contribuições teóricas de Vygotsky, são apresentadas reflexões sobre o desenvolvimento dos seres humanos como seres sociais e culturais. Destaca-se a sua posição de criadores de cultura que, diferentemente dos outros animais, constituem linguagem e são constituídos pela mesma, sistema organizado de signos, que lhes dá acesso ao universo simbólico. Ressalta-se a mediação cultural nesse processo e o papel da escola como locus privilegiado para a aquisição de cultura e de conceitos científicos. Neste contexto, o professor atua como figura-chave e agente pedagógico, guiando os jovens na apropriação de conhecimentos. Escola e professor devem ser devidamente valorizados pelo seu importante papel no desenvolvimento das jovens gerações e na sua apropriação do legado histórico e cultural da civilização.

Biografia do Autor

Sylvia Cristina de Azevedo Vitti, Faculdade de Tecnologia de Piracicaba - FATEP

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), graduada em Letras pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). É professora da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (FATEP).

Maria Alice Salvador Busato de Azevedo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP, campus Bauru.

Doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Pós-doutorado realizado no Tavistock Centre/ Londres, Inglaterra. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Campinas, graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). É professora do Departamento de Psicologia da UNESP, campus de Bauru, SP.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Vitti, S. C. de A., & de Azevedo, M. A. S. B. (2018). Reflexões sobre o desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural: relações e inter-relações da mediação cultural, da escola e do professor. Revista Profissão Docente, 18(39), 360–372. https://doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1219

Edição

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Artigos