O TRABALHO DOCENTE E OS CAMINHOS DO CONHECIMENTO: A HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Terezinha Severino Silva UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i37.1183

Resumo

Na apresentação do livro, a autora busca reunir a clareza na exposição das ideias e o rigor na fundamentação teórica de historicidade na pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica. A autora pontua que, historicamente, na sociedade brasileira, a educação não é um assunto de interesse de empresários, que veem a educação como instrumento para preparar mão de obra “dócil” com salários de baixo custo e, ainda, que a pesquisa na área da história da educação – trabalho e formação profissional – tem pouca consideração no campo de  estudo. Assim, são escassos os historiadores “de ofício” e que estes têm dificuldades em relação à docência, as obrigações técnico-administrativas, convênios com a carência de laboratórios e ambiente apropriados para as aulas.

Referências

CIAVATTA, Maria. O trabalho docente e os caminhos do conhecimento: a historicidade da Educação Profissional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Silva, T. S. (2017). O TRABALHO DOCENTE E OS CAMINHOS DO CONHECIMENTO: A HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Profissão Docente, 17(37). https://doi.org/10.31496/rpd.v17i37.1183