A formação dos conceitos científicos na perspectiva da teoria-histórico-cultural: estudo teórico

Autores

  • Thiago Guimarães da Silva Universidade de Uberaba – UNIUBE, Brasil
  • Ana Maria Esteves Bortolanza Universidade de Uberaba – UNIUBE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1177

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar um estudo teórico sobre a formação dos conceitos científicos (2016) em Vigotski (2010 e Leontiev (2004). Trata-se de uma pesquisa teórica (DAVIDOV, 1988) realizada por meio de uma investigação conceitual para sistematizar o processo de formação dos conceitos científicos em relação aos conceitos espontâneos. São discutidos os fundamentos teóricos da formação humana na perspectiva histórico-cultural, o papel da linguagem na apropriação dos conceitos científicos e o processo de formação dos conceitos científicos em relação aos conceitos espontâneos. As considerações finais apontam a importância da organização do trabalho educativo do professor para a formação dos conceitos científicos dos alunos tendo em vista o desenvolvimento integral.  Cabe a escola situar-se na esfera complexa da atividade humana fazendo a ponte com os conhecimentos da atividade empírica na vida cotidiana. Nesse contexto, o papel do professor como organizador do trabalho educativo é essencial para o desenvolvimento integral de seus alunos.

Biografia do Autor

Thiago Guimarães da Silva, Universidade de Uberaba – UNIUBE, Brasil

Docente na Universidade de Uberaba e Mestre em Educação pela mesma instituição. 

Ana Maria Esteves Bortolanza, Universidade de Uberaba – UNIUBE, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com Pós-doutorado pela Universidade de Évora (Portugal). É docente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Uberaba e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Contextos Educativos (GEPICE).

Referências

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Publicado

2018-10-11

Como Citar

Silva, T. G. da, & Bortolanza, A. M. E. (2018). A formação dos conceitos científicos na perspectiva da teoria-histórico-cultural: estudo teórico. Revista Profissão Docente, 18(38), 128–142. https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1177

Edição

Seção

Artigos