ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATOS DO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE EM UBERABA-MG

Autores

  • Diego Carlos Pereira Graduado em Licenciatura em Geografia (UFTM) Mestre em Educação (UFTM) Doutorando em Geografia (UNESP / Rio Claro) Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
  • Daniel Fernando Bovolenta Ovigli Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE/UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i37.1136

Resumo

Este artigo insere-se no âmbito de uma pesquisa realizada com licenciandos e licenciados que vivenciaram experiências de estágio curricular supervisionado (ECS) em uma universidade pública de Uberaba, Minas Gerais. A partir de relatos extraídos de entrevistas semiestruturadas, em uma perspectiva qualitativa e interpretativa, temos como objetivo compreender as experiências que subsidiam aspectos da constituição da identidade profissional docente. Com a interpretação dos relatos, acreditamos que as experiências desses sujeitos perpassam dois eixos de significado que eles atribuem ao estágio no processo de sua constituição identitária: os processos de socialização e suas transformações profissionais; e a reflexão sobre a realidade dos espaços-tempos dos estágios nas contradições com a realidade profissional.

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

Pereira, D. C., & Bovolenta Ovigli, D. F. (2017). ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATOS DO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE EM UBERABA-MG. Revista Profissão Docente, 17(37). https://doi.org/10.31496/rpd.v17i37.1136