DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: O DESAFIO DE ENSINAR FILOSOFIA A QUEM NÃO ESTÁ DISPOSTO A PENSAR O PENSAMENTO

Autores

  • Sérgio Rodrigues de Souza Faculdade Integradas Reunidas da Serra - FAIRES
  • Sandro Dau Faculdades Integradas São Pedro - FAESA

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v16i35.1084

Resumo

Este artigo aborda a temática acerca da ‘didática e do ensino de filosofia no ensino médio. Sua relevância científica destaca-se pelo fato de apresentar ao meio acadêmico uma discussão ampla acerca de um objeto de trabalho que necessita de maior atenção por parte dos professores da área de Filosofia tanto no aspecto daquilo que será ensinado como de desenvolvimento de técnicas, métodos e didática que impulsione o interesse por parte dos alunos do Ensino Médio pela disciplina. Destaca sua relevância social como sendo de interesse da sociedade que a escola forme indivíduos mais aptos para desenvolver o raciocínio amplo, a autonomia e o senso crítico acurado. O objetivo geral é promover uma discussão em torno do ensino de Filosofia para os estudantes do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, factual, analítica, assumindo o enfoque materialista-dialético como método investigativo. Conclui-se que ensinar a pensar está entre as tarefas mais difíceis vinculadas aos processos educativos do ensino e da aprendizagem.   Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Ensino Médio; Filosofia; Pensar.

Biografia do Autor

Sérgio Rodrigues de Souza, Faculdade Integradas Reunidas da Serra - FAIRES

Coordenador Pedagógico da Faculdades Integradas Reunidas da Serra - FAIRES.

Sandro Dau, Faculdades Integradas São Pedro - FAESA

Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutor em Filosofia, Pós-Doutor em Filosofia. Professor titular das Faculdades Integradas São Pedro - FAESA.

Referências

BRASIL. Ciências humanas e suas tecnologias:

Orientações curriculares para o Ensino Médio. v. 3. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

COULANGES, Fustel de. A Cidade Antiga. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DIMENSTEIN, Gilberto; STRECKER, Heider; GIANSANTI, Alvaro Cesar. Dez lições de Filosofia para um Brasil cidadão. São Paulo: FTD, 2008.

GRAMSCI, Antonio. Problemas de filosofia e história. Que é homem?. In:______. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1966.

HORN, Geraldo Bauduino. Filosofia no ensino médio. In: KUENZER, Acácia (org.). Ensino Médio: Construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000.

LIPMAN, Matthew. A Filosofia vai à escola. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

LUZ, Luiz Carlos Sacramento da; ESPÍRITO SANTO, Eniel do. O ensino de filosofia no ensino médio: desafios e possibilidades para a prática filosófica enquanto ação transformadora. Revista Intersaberes, Curitiba, PR. v. 7, n.14, p. 309 - 321, ago./dez. 2012. Disponível em:< https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/326/198>. Acesso em: 12 ago. 2016.

MORALES, María del Carmen Fernández. José Martí, Paradigma de Educador Social. Tesis (Doctoral)-Instituto Pedagógico, Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona, La Habana, 2001.

NIETZSCHE, Friedrich. Wilhelm. Escritos Sobre Educação. Rio de Janeiro: PUC/Loyola, 2008.

PEIXOTO, Afrânio. Psicopatologia Forense. 5. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1938.

PLATÃO. Apologia de Sócrates. São Paulo: Hunter Books, 2014.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 9.ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2005.

SCHOPENHAUER, Arthur. Aforismos para a sabedoria de vida. In:______. Parerga Und Pariloponema. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

VALLS, Álvaro. A Filosofia no II grau.. Porto Alegre: Correio do Povo, 1983.

Downloads

Publicado

2017-09-20

Como Citar

de Souza, S. R., & Dau, S. (2017). DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: O DESAFIO DE ENSINAR FILOSOFIA A QUEM NÃO ESTÁ DISPOSTO A PENSAR O PENSAMENTO. Revista Profissão Docente, 16(35). https://doi.org/10.31496/rpd.v16i35.1084

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)