A INFÂNCIA EM ALTAMIRA NA DÉCADA DE 1970: OS IMPACTOS SOCIOCULTURAIS NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA

Autores

  • Léia Gonçalves de Freitas Universidade Federal do Pará
  • Laura Maria Silva Araújo Alves Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1079

Resumo

Objetiva este artigo, analisar a produção das infâncias em Altamira na década de 1970, bem como, verificar os impactos socioculturais na educação da criança. Assim, nossa problemática foi verificar de que forma os migrantes vivenciaram sua infância em Altamira na década de 1970 e como dão vozes ao seu cotidiano sociocultural. A História Oral foi a metodologia adotada. Os dados foram analisados à luz de Bakhtin. Em relação aos dados alcançados, estes evidenciaram que as entrevistadas imprimem em seus discursos: 1) um cotidiano sociocultural emaranhado por costumes, crenças e valores regionais que misturam vida real com vida imaginária, isso para os povos altamirenses significa um processo educacional; 2) e uma concepção de infância caricaturada em sentido dúbio, confusa e instável.

Biografia do Autor

Léia Gonçalves de Freitas, Universidade Federal do Pará

Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEG; Doutoranda da Linha de Educação, Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará

Laura Maria Silva Araújo Alves, Universidade Federal do Pará

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC (2003) e professora da Linha de Educação, Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará

Referências

ALVES, Laura Maria da Silva Araújo (Org). Educação infantil e estudos da infância na Amazônia. Belém: EDUFPA, 2007.

ARIÈS, Philippe. História social da infância e da família. Rio de Janeiro. Guanabara. 1981.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do Método Sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michael Lahud e Yara Frateschi Vieira. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

CANCLINI, Nestor García. Cultura Hibrida: estratégias para entrar e sair da modernidade. 3. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.

DEMARTINI, Paula. Contribuições da sociologia da infância: focando o olhar. Florianópolis: Revista Zero-a-seis. 2001. Disponível em <http://www.ced.ufsc.br/~zeroseis/artigos6.html>. Acesso em março, 2015.

DUARTE, Antônio Valdir Monteiro. Memórias (in) visíveis: narrativas de velhos sobre suas infâncias em Belém do Pará (1900-1950). Tese (mestrado)-Universidade Federal do Pará. Belém, 2008.

DUSCHATZKY, Silvia. SKLIAR, Carlos. O nome dos outros: narrando a alteridade na cultura e na educação. In LARROSA, Jorge & SKLIAR, Carlos. (Orgs.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

EMERIQUE, Rosângela Maria Torres. Soldado da Borracha: um herói no anonimato. Altamira, 2009.

JOANA. Nome fictício da pessoa entrevistada. Altamira, novembro de 2015.

KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel (Org). Infância e produção cultural. Campinas, SP: Papirus, 1998.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Porto Alegre: Contrabando, 2010.

MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira. Sistemas Municipais de Ensino e o Instituto Ayrton Senna na Amazônia Paraense. Tese (Doutorado em Educação)-Programa de pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Cartografias ribeirinhas. Belém: UEPA, 2007.

PEDRINA. Nome fictício da pessoa entrevistada. Altamira, novembro de 2015.

ROCHA, Eloisa Acires Candal. Infância e pedagogia: dimensões de uma intricada relação, Campinas, SP, 2003. Disponível em: <.http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n16/n16a03>. Acesso em janeiro de 2015.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 41. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: História Oral. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

Downloads

Publicado

2017-12-12

Como Citar

Freitas, L. G. de, & Alves, L. M. S. A. (2017). A INFÂNCIA EM ALTAMIRA NA DÉCADA DE 1970: OS IMPACTOS SOCIOCULTURAIS NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA. Revista Profissão Docente, 17(36). https://doi.org/10.31496/rpd.v17i36.1079

Edição

Seção

Artigos