“Bom ou mau docente?” Os desafios entre a teoria e a prática no curso de Pedagogia/IE/UFMT

Autores

  • Viviane Salarolli de Souza Silva Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Brasil
  • Cleomar Ferreira Gomes Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1076

Resumo

Busca-se compreender o que leva um discente classificar um docente de “bom” ou “mau”, traçando assim o perfil do “bom docente”. Esclarecer a existência destas categorias nas relações instituídas e suas contribuições para a formação é o que nos move. O estudo foi realizado na Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá/MT. A metodologia foi um questionário de natureza qualitativa. Participaram 20 discentes do curso de Pedagogia matutino (3º e 4º anos), sendo 19 do sexo feminino e um do masculino. Com base nos dados, concluímos que a importância não reside na classificação em si, mas, sobretudo, na forma como os educadores optam por um conjunto de características que possibilite o fazer pedagógico e os desafios daqueles que militam pela educação.

Biografia do Autor

Viviane Salarolli de Souza Silva, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Brasil

Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Corporeidade e Ludicidade (GEPCOL). 

Cleomar Ferreira Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Corporeidade e Ludicidade (GEPCOL).

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Publicado

2018-10-11

Como Citar

de Souza Silva, V. S., & Gomes, C. F. (2018). “Bom ou mau docente?” Os desafios entre a teoria e a prática no curso de Pedagogia/IE/UFMT. Revista Profissão Docente, 18(38), 66–82. https://doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1076

Edição

Seção

Artigos