A Importância da Pesquisa Na Prática Pedagógica dos Professores

Autores

  • Rosana Martins Pio Universidade Federal do Paraná
  • Dilvano Leder de França Universidade Federal do Paraná
  • Soraya Correa Domingues Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v16i34.1024

Resumo

O presente artigo tem por objeto de análise a Importância da pesquisa e dos estudos na prática pedagógica dos professores. Através de uma abordagem qualitativa social. Como resultado, percebeu-se a falha na formação inicial e continuada. Existem dificuldades na atuação profissional pela falta de condições objetivas e subjetivas adequadas à prática pedagógica, prejudicando a Intencionalidade em desenvolver estudos e pesquisas na prática cotidiana, aumentando, com isso, a falta de Autonomia, e a Alegria dos profissionais. Conclui se que a educação deve ser vista sob um novo prisma, além do cultivo de uma nova postura profissional de todos os trabalhadores envolvidos, destacando como aspecto de relevância, a participação política e social deste professor na busca por uma educação de qualidade. Palavras chave: Formação de professores. Formação continuada. Educação. Professor-Pesquisador.

Biografia do Autor

Rosana Martins Pio, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Educação - Teorias e práticas de educaçãoLinha de Pesquisa formação de ProfessoresMestrado ProfissionalProfessora da Rede Municipal de Ensino

Dilvano Leder de França, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Educação - Teorias e práticas de educaçãoLinha de pesquisa formação de ProfessoresMestrado ProfissionalProfessor da Rede Municipalde Ensino e da Universidade Uniandrade

Soraya Correa Domingues, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do ParanáDepartamento de Educação - Teorias e Práticas de EnsinoLinha de Pesquisa Formação de ProfessoresProfessora Doutora da Universidade e do Mestrado Profissional (orientadora)Coordenadora e Professora do Departamento de Educação Física

Referências

ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. Campinas (SP): Papirus, 2000a.

______. Conversas com quem gosta de ensinar: (+ qualidade total na educação). Campinas (SP): Papirus, 2000b.

ANDRÉ, Marli (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas (SP): Papirus, 2001. (Série prática pedagógica).

ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 12. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2010.

BASSO, Salgado Itacy. As condições subjetivas e objetivas do trabalho docente: um estudo a partir do ensino de história. 1994. Disponível em: . Acesso em: 7 set. 2015.

BEILLEROT, Jacky. A “pesquisa”: esboço de uma análise. In: ANDRÉ, Marli. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas (SP): Papirus, 2001. p. 71-90. (Série prática pedagógica).

CASTANHO, Sergio; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas (SP): Papirus, 2001. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico).

CONTRERAS, José. Autonomia de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

DEMO, Pedro. Dialética da felicidade: olhar sociológico e pós-moderno - volume I. Petrópolis (RJ): Vozes, 2001.

______. Educar pela pesquisa. 6. ed. Campinas (SP): Autores Associados, 2003.

______. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis (RJ): Vozes, 2004.

DOMINGUES, Soraya Corrêa. A existência como liberdade. Revista Científica UNIRB, v. 2, n. 3, jun.2011. Disponível em: <http://www.unirb.edu.br/periodicos/pdf/Revista_Cientifica_V2_n003_-_Multidisciplinar.pdf>. Acesso: 13 out. 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GREGÓRIO, Sérgio Biaggi. Dicionário de Filosofia. Disponível em: <https://sites.google.com/site/sbgdicionariodefilosofia>. Acesso em: 28 set. 2015.

GUERREIRO, Evandro Prestes. Cidade digital: infoinclusão social e tecnologia em rede. São Paulo: SENAC/SP, 2006.

HONDA, Helio. Intencionalidade e sobredeterminação: Merleau-Ponty leitor de Freud. Revista Psicologia em Estudo, v. 9, n. 3, p. 417- 427, set/dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v9n3/v9n3a09.pdf>. Acesso em: 11/out. 2015.

HORKHEIMER, Marx. Eclipse da razão. São Paulo: Centauro, 2002.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005. (Coleção questões da nossa época. v. 77).

LIMA, Marcos Henrique. Amigos do livro. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2016.

LÜDKE, Menga. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, Marli. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas (SP): Papirus, 2001. p. 27-54. (Série prática pedagógica).

LUFT, Celso Pedro. Minidicionário Luft. 20. ed. São Paulo: Ática, 2000.

MARCHESI, Álvaro. O bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MARTINS, Elita Betania de Andrade. A autonomia do trabalho docente: possíveis significados “lá” e “aqui”. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO, 25., CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2., São Paulo. Anais... São Paulo: ANPAE, 2011.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. (Biblioteca do pensamento moderno).

PARO, Henrique Vitor. Estrutura da escola fundamental: condições objetivas de trabalho na escola. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 146, p. 586-611, maio/ago. 2012. Disponível em: . Acesso em: 6 set. 2015.

SANTOS, Lucíola L. C. P. Dilemas e perspectivas na relação entre ensino e pesquisa. In: ANDRÉ, Marli. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas (SP): Papirus, 2001. p. 11-26. (Série prática pedagógica).

SNYDERS, Georges. A alegria na escola. São Paulo: Manole, 1988.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

Pio, R. M., de França, D. L., & Domingues, S. C. (2017). A Importância da Pesquisa Na Prática Pedagógica dos Professores. Revista Profissão Docente, 16(34). https://doi.org/10.31496/rpd.v16i34.1024

Edição

Seção

Artigos