PROFESSOR, ENSINO E APRENDIGEM NO IDEÁRIO MATERIALISTA HISTÓRICO DIALÉTICO

Autores

  • Marisa Lomônaco de Paula Naves Universidade Federal de Uberândia
  • Elsieni Coelho da Silva Universidade Federal de Uberândia
  • Antônio Neto Ferreira dos Santos Universidade Federal de Uberândia

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1010

Resumo

RESUMO: Este estudo integra os subprojetos investigativos da REDECENTRO[1], que tem por objetivo conhecer as características teórico-metodológicas das pesquisas educacionais que versam sobre o professor nos programas de pós-graduação em educação do Centro-Oeste. Especificamente, apresenta as concepções de professor e ensino–aprendizagem no ideário pedagógico materialista histórico dialético presente em dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia/PPGED-UFU no período 2006–9. Os resultados evidenciam uma abordagem predominantemente na perspectiva crítica de educação inspirada no materialismo histórico dialético. Palavras-chave: Ideário Pedagógico; Professor; Materialismo Histórico Dialético; PPGED-UFU. [1] REDECENTRO – Rede de Pesquisadores sobre professores (as) da Região Centro-Oeste, formalizada em 2011, pelas Instituições de Ensino Superior: Universidade de Brasília, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Tocantins, Universidade de Uberaba e Universidade Federal de Uberlândia, na pesquisa “A produção acadêmica sobre professores (as): estudo interinstitucional da região Centro-Oeste”.    

Biografia do Autor

Marisa Lomônaco de Paula Naves, Universidade Federal de Uberândia

Psicóloga formada pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU: Licenciatura (1979) e Formação de Psicólogo (1980); Mestre em Psicologia Educacional pela UNICAMP (1992); Doutora em Educação pela PUC São Paulo (1999). Professora Associada IV da Faculdade de Educação da UFU, com atuação na graduação (Pedagogia) e Pós-graduação (Educação), e estudos nas seguintes áreas e temas: Psicologia da Educação, Psicopedagogia, Formação de Professores, Educação Superior. Coordenadora local da REDECENTRO (Rede de pesquisadores em Educação do Centro Oeste) Desenvolve pesquisa sobre a produção acadêmica em educação e Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores. Desenvolveu entre 2001 e 2008 a função de Diretora de Ensino de Graduação da UFU. Nesta função coordenou os trabalhos institucionais de definição de políticas de ensino de graduação, reformulação curricular e elaboração de projetos pedagógicos de cursos de graduação. Atualmente exerce a função de Pró-reitora de Graduação da UFU (Gestão 2013-2016).

Elsieni Coelho da Silva, Universidade Federal de Uberândia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2013); mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999); graduada em Educação Artística Hab. Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (1990); professora associada no curso de Artes Visuais, da Universidade Federal de Uberlândia; tem experiência no ensino de artes visuais em todos os níveis; estudos investigativos com ênfase em pesquisa na formação do professor, docência universitária, processo de criação e metodologias do ensino em Artes; produção poética em objetos, instalação e pintura.

Antônio Neto Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Uberândia

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação - FACED/UFU. Possui Mestrado em Educação (2006) e Graduação em Pedagogia ? Habilitações: Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Inspeção Escolar e Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (2003). Ambos realizados pela Universidade Federal de Uberlândia . UFU. Atualmente é Pedagogo da UFU.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Saberes e Práticas Educativas, Políticas e Gestão de Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas com os respectivos temas: Educação Superior: Didática Geral, Estágio Supervisionando, Prática de Ensino, Formação de Professores, Gestão e Política Educacional, Educação Ambiental, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Orientação Pedagógica e Planejamento de Estudos. Educação Básica: Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica; Ciências ? ensino, estudo, pesquisa e projetos de Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

de Paula Naves, M. L., da Silva, E. C., & dos Santos, A. N. F. (2016). PROFESSOR, ENSINO E APRENDIGEM NO IDEÁRIO MATERIALISTA HISTÓRICO DIALÉTICO. Revista Profissão Docente, 15(33), 78–90. https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1010

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)