A PESQUISA SOBRE O PROFESSOR: ALGUMAS ANOTAÇÕES SOBRE OS TEMAS ABORDADOS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFMS (2007-2009)

Autores

  • Alda Maria do Nascimento Osorio Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1006

Resumo

RESUMO: Apresentamos, neste texto, os resultados encontrados em uma pesquisa que busca mapear e analisar de que forma o tema “o professor” foi incluído nas produções acadêmicas no período 2007-2009 no Programa de Pós-graduação em Educação – Cursos de Mestrado e Doutorado (PPGEdu), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para a construção das informações, utilizamos a abordagem qualitativa; como método de investigação, a perspectiva histórico-social. O trabalho é um dos subprojetos da pesquisa “A produção acadêmica sobre professores (as): um estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste”, da REDECENTRO – Rede de Pesquisadores sobre o Professor na Região Centro-Oeste -, constituída por pesquisadores da UFG, UFMT, UnB, UFU, UNIUBE e UFMS. O estudo mostra que os pesquisadores se interessam pela formação docente e pela profissionalização. Palavras-chave: Professor; Pesquisa; Pós-graduação; UFMS.

Biografia do Autor

Alda Maria do Nascimento Osorio, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagógia pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994) e doutorado em Ensino na Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professor assocoado I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Prática Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: , formação de professores, alfabetização, educação de jovens e adultos e ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Como Citar

Osorio, A. M. do N. (2016). A PESQUISA SOBRE O PROFESSOR: ALGUMAS ANOTAÇÕES SOBRE OS TEMAS ABORDADOS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFMS (2007-2009). Revista Profissão Docente, 15(33), 21–30. https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1006

Edição

Seção

Artigos