DAS TIC’S À EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUTOS TEÓRICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Camila Rezende Oliveira Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Anderson Oramísio Santos Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Resumo

O presente artigo trata à respeito do uso das novas tecnologias e tem como objetivo principal apresentar um breve ensaio teórico do uso da mesma demonstrando sua relevância tanto na formação docente como na sua utilização nas escolas de educação básica. Esse estudo se justifica pela necessidade de conhecer teoricamente a temática estudada e também permitir que tais concepções contribuam de maneira efetiva não somente no contexto de sala de aula como também e principalmente em toda a comunidade escolar. A metodologia de estudo utilizada consistiu em uma pesquisa de natureza teórica fundamentada principalmente em autores como Silva (2003), Sancho (1998), Valente (1997) e dentre outros. Os estudos vêm considerar um dos mais recentes interesses da sociedade: a educação por meio das TIC’S. Ao término desta pesquisa foi possível verificar os desfavores e acertos da incorporação das TIC’S no ambiente escolar. Além disso, face à ampliação das TIC’S nos últimos anos, propiciadas pela abertura de cursos em instituições privadas e públicas percebemos que este estudo é de grande relevância para toda a sociedade não somente em âmbito universitário mas também social e acadêmico. Desse modo, percebe-se que mesmo com tantos trabalhos na área evidencia-se a escassez do tema no que se refere a formação docente e a falta de bibliografia nos documentos oficiais sobre o assunto, sinalizando assim um discurso vazio e a falta de estudos mais a fundo para partilhar aos docentes desse nível de ensino. Palavras – Chave: Formação de professores. Tecnologias da Informação e Comunicação. Educação Básica

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Publicado

2013-10-25

Edição

Seção

GT9: Educação Básica