ACESSO EXCLUSIVO.           WEBMAIL
+ Menu

Histórico

A história da hoje Universidade de Uberaba, Instituição sem fins lucrativos, mantida pela Sociedade Educacional Uberabense, remonta ao ano de 1940, quando Mário Palmério funda o Lyceu do Triângulo Mineiro, com sede, inicialmente, na Rua Manoel Borges. Com essa iniciativa, o educador dava os primeiros passos na direção de um projeto muito mais ousado: dotar a pacata Uberaba da época de uma escola voltado para a oferta do ensino superior.

Até que a idéia se transformasse em realidade, Mário Palmério põe em prática outras duas ações. Transfere a sede do Lyceu, mais tarde chamado de Colégio Triângulo Mineiro, para um conjunto de edifícios onde, hoje, funciona o Campus Centro e decide criar a Escola Técnica de Comércio do Triângulo Mineiro.

Em 1947 o governo federal autoriza a abertura da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. Em menos de dez anos, outras duas escolas entram em funcionamento: a Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, em 1951, e a escola de Engenharia do Triângulo Mineiro, em 1956. Uberaba, então, passa a se projetar também em razão de sua importante estrutura, voltada para o ensino superior, privilégio de poucas cidades mineiras, no início dos anos 50. Junto com essas importantes conquistas, veio a necessidade de expansão da estrutura física. Em 1976, começa a funcionar o Campus Aeroporto, instalado na Avenida Nenê Sabino.

NOVA ESTRUTURA

A partir de 1972, as faculdades isoladas dão lugar a uma nova organização e a Instituição passa a se chamar Faculdades Integradas de Uberaba, ficando conhecida pela sigla FIUBE. A mudança possibilita que se criem, em 1973, os cursos de Educação Física, Psicologia, Pedagogia, Estudos Sociais e Comunicação Social. O ano de 1981 marca a fusão com a Fista -Faculdades Integradas Santo Tomás de Aquino. Com a medida, a FIUBE incorpora os cursos de Letras, Filosofia, História, Geografia, Estudos Sociais, Ciências (Química, Matemática e Biologia), Pedagogia (Supervisão Escolar nas escolas de 1º e 2º graus, Orientação Educacional, Administração Escolar) e a habilitação em Jornalismo, do curso de Comunicação Social.

A mais significativa das conquistas se dá em 1988: o reconhecimento como Universidade de Uberaba pelo Ministério da Educação. A mudança garante à Instituição autonomia para a criação de novos cursos. Entre 1989 e 1991. A Universidade de Uberaba passa a oferecer as graduações em Engenharia Agrícola, Tecnologia em Processamento de Dados, Administração, Engenharia Elétrica, Arquitetura e Urbanismo e o de Ciências Econômicas, além de mais duas habilitações no curso de Pedagogia: Magistério das séries iniciais do 1º grau e Pré-Escolar.

Em 1997, a Instituição dá um importante passo para se firmar também como centro de excelência para o ensino de graduação na área da saúde. Por decisão do Conselho Universitário, é autorizada a criação dos cursos de Medicina, Farmácia Industrial, Biomedicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Medicina Veterinária.

A implantação desse último é resultado de uma parceria com a ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu e a FAZU - Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba, em cujo campus funciona o Hospital Veterinário. Um ano depois, o Conselho autoriza a abertura do curso de Enfermagem. Atualmente, a Universidade de Uberaba mantém os seguintes cursos: Administração de Empresas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Aeronáuticas, Ciências Biológicas, Comunicação Social (Jornalismo -Publicidade e Propaganda), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Farmácia Industrial, Fisioterapia, Fonoaudiologia, História, Letras (Português-Inglês / Português-Espanhol), Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia Especial, Psicologia, Química, Serviço Social, Sistemas de Informação, Terapia Ocupacional e Turismo.

PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

O ano de 1997 marca ainda o início do programa de Pós-Graduação da Universidade de Uberaba: o Mestrado em Ciências e Valores Humanos, e o Mestrado em Educação: Formação de Professores, além de especializações em diversas áreas. O programa está centralizado no Campus Aeroporto. A Universidade de Uberaba está credenciada como Instituição de pesquisa junto ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Possui diversos projetos aprovados pela Fapemig - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, e pela Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias, além de outros organismos de fomento. Todos os projetos têm como referência a busca de respostas para questões concretas da região onde ela se insere.

NOVA ESTRUTURA

Também, em 1997, a Instituição põe em prática um processo de profundas mudanças na estrutura voltada para o ensino de graduação. Atualização de currículos, qualificação do corpo docente, através da contratação de mestres e doutores e a capacitação dos profissionais da casa, foram algumas das medidas implementadas. Junto veio a transformação da estrutura física, com a reforma e construção de novos prédios, e a implantação de laboratórios de vanguarda que dão suporte ao aprendizado prático dos alunos. Uma nova e moderna biblioteca é entregue à comunidade acadêmica. O mais recente avanço é registrado em 2000, quando a Universidade de Uberaba coloca em funcionamento o seu Programa de Educação a Distância - EAD, oferecendo, inicialmente, especialização em Cafeicultura Irrigada. O projeto de EAD está integrado ao Instituto de Formação de Educadores.

PROGRAMAS DE APOIO

A comunidade acadêmica da Universidade de Uberaba conta com vários programas de apoio, criados para dar suporte as atividades de docentes e discentes dentro e fora do Campus. Funcionam os programas de Tutoria, Iniciação Científica, Apoio à Pesquisa, Monitoria e o PAE -Plano de Atenção ao Estudante. Esse último, além de assistência jurídica, oferece atendimentos nas áreas de Odontologia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Biomedicina, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Farmácia Industrial.

TRABALHE CONOSCO      SEJA PARCEIRO      CONTATO

Receba novidades no seu e-mail

Missão: "Promover o ensino e a geração de conhecimento, formando o profissional compromissado com uma sociedade justa."


 Teleatendimento


Presencial: 0800 34 3113
EAD: 0800 940 2444



Campus Centro
Av. Guilherme Ferreira, 217
Bairro Centro
38.010-200 - Uberaba/MG

CNPJ - 25.452.301/0001-87


Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801
Bairro Universitário
38.055-500 - Uberaba/MG

CNPJ - 25.452.301/0002-68


Campus Rondon
Av Rondon Pacheco, 2000
Bairro Lidice
38.408-343 - Uberlândia/MG
CNPJ 25.452.301/0008-53


Campus Gestão e Direito (UGD)
Av. Marcos Freitas Costa, 1041
Bairro Daniel Fonseca
38.400-328 - Uberlândia/MG

CNPJ - 25.452.3001/0004-20

1996 - 2017 - UNIUBE - Todos os direitos reservados
Desenvolvido   
pela